EDUCAÇÃO INFANTIL

“Espelho e mochila nas mãos, para saber de si e para iniciar a viagem do conhecimento do outro e do mundo.”

Início da maratona para educação formal... O Colégio Savioli a considera como uma chama, que acende a luz que ilumina a aprendizagem, partilhando e aprendendo.

Pautado no Referencial Curricular Nacional (RCN) e na filosofia de trabalho, enfatizamos a importância do Direito de brincar, como forma particular de expressão, pensamento, interação e comunicação infantil, considerando que o lúdico propicia a significação dos conteúdos.

Nossa proposta pedagógica organiza-se nos seguintes eixos de trabalho:
• Formação Pessoal e Social: Identidade e Autonomia.
• Conhecimento de mundo: Linguagem oral e escrita, matemática, natureza e sociedade, artes visuais, música, movimento. È nosso objetivo estimular uma atitude de curiosidade, reflexão, para auxiliar as crianças a interpretar a realidade vivenciada.

Nesses primeiros anos da escolaridade, as crianças descobrem o mundo em sua volta e progressivamente adquirem novos instrumentos de compreensão da realidade – e o contato inicial com a língua escrita. Nosso trabalho valoriza os alunos no ser individual, pois sabemos que cada um possui o seu tempo e a sua hora de aprender, assimilar, crescer, sem ocorrer rotulação do que é certo ou errado; enfatizando o respeito mútuo, as crianças passam a aceitar as características de cada um, de acordo com suas diferenças.

Ao mesmo tempo, consolidam conquistas, iniciam a convivência social, aprendem a comunicar-se por diversas formas de expressão, constroem laços afetivos com esse novo núcleo social do qual fazem parte, efetuando escolhas e assumindo pequenas responsabilidades, favorecendo sua auto-estima, sentindo-se cada vez mais capazes e felizes.

Na Educação Infantil, preserva-se o espaço do lúdico e do imaginário, e suas imensas possibilidades. Aqui, já se estabelecem as bases de um aprendizado baseado no prazer; valorizam-se a pesquisa e as descobertas cotidianas; começa-se a trabalhar sobre a questão das regras e do respeito ao outro. Já nessa etapa iniciam-se os Estudos do Meio.

Esses primeiros anos são decisivos para definir a relação que a criança constrói com o conhecimento.

Comprometemo-nos com o desenvolvimento integral da criança, em seus aspectos físico, artístico, intelectual, social, psicológico, emocional e cultural, complementando a ação da família e da comunidade.

Dentro desses aspectos e de acordo com a faixa etária, instigamos o desenvolvimento da linguagem oral e escrita, o cognitivo, o psicomotor, a socialização, a autonomia, os valores e hábitos que vão ajudar na formação da personalidade e que darão condições e estrutura na vida social e cultural.

Nos momentos lúdicos os nossos alunos vivenciarão:
• Roda de Conversa;
• Teatro de Fantoches;
• Dramatizações – Sociodrama;
• Receitas – Culinária;
• Horticultura;
• Hora da História;
• Hora da Poesia;
• Hora da Novidade;
• Jogos – Mini Gincanas;
• Dança;
• Musicalização.

JUDÔ JÁ INCLUSO NA MENSALIDADE ESCOLAR, PARA OS CURSOS DA 1ª. e 2ª. FASE, NÃO HÁ COBRANÇA DE VALORES!

Venha conhecer o nosso trabalho, sugerir e trocar idéias com equipe do Colégio, partilhando de um local onde seu filho se sentirá acolhido e respeitado, e estimulado a superar-se. Um ambiente seguro, um espaço de criatividade e propício para a descoberta de si e do outro, onde poderá inventar, construir, criar, experimentar, observar... Produzir conhecimento!

INFORMAÇÕES ADICIONAIS