NOTÍCIAS

Para as Famílias de Alunos Novos da Educação Infantil - Escola nova, colegas diferentes, novos professores... e agora?

Senhores Pais.
Diante deste início de ano letivo, a família deve estar se perguntando: - Como será a adaptação do(da) meu(minha) filho(a)? Será que vai parar de chorar? Como devo agir? Estas e outras questões são preocupações normais quando colocamos as crianças na escola. Mas, fiquem tranqüilos, pois nós educadoras estaremos à disposição de vocês, para esclarecer quaisquer dúvidas que surgirem. Para começar gostaríamos de dizer que este é um período muito importante para as crianças e que, quanto mais confiança e tranqüilidade vocês tiverem para lidar com elas, mais rápida será sua adaptação. Devemos considerar, ainda, que a adaptação envolve uma aprendizagem importante para as crianças e seus pais: aprender a separar-se. Esta nova aprendizagem traz, a princípio, sentimentos de medo e ansiedade, mas que aos poucos transformam-se em segurança, alegria, vontade de ir à escola e aprender.

• Lembrem-se: É A SEGURANÇA DO ADULTO QUE FORTALECE A CRIANÇA.
Como já dissemos, o período de adaptação é permeado por sentimentos fortes principalmente pelas crianças menores. Isto acontece porque suas experiências com situações de separação foram poucas e ainda estão em construção das habilidades necessárias para lidar com ela. O comportamento mais comum nestas situações é o choro e a recusa em afastar-se da mãe, ou outra pessoa que a acompanha. Este choro não é uma reação de rejeição à escola, mas um pedido de ajuda da criança para lidar com a situação nova. Nosso papel neste momento vai ser o de aconchegar, de “dar colo”, mostrando a ela que pode contar conosco. Estamos atentas, por isto, fiquem tranqüilos! Esta é a ajuda que vocês pais podem nos dar. Confiem na capacidade das crianças e nos profissionais do Colégio e sigam nossas orientações. A criança só criará vínculo com a professora e com os amigos, quando a mãe, ou outro, não estiver mais presente.

Nosso objetivo no período de adaptação é a construção de vínculos com as pessoas do Colégio; as atividades dos primeiros dias de aula, serão em sua maioria, lúdicas, dinâmicas e apropriadas ao interesse de cada faixa etária. É desta forma, abrindo um mundo novo e ao mesmo tempo estabelecendo seus limites, que as professoras irão, pouco a pouco, afirmando sua presença afetiva para a criança em adaptação. Equilibrando suavidade e firmeza, as professoras centralizarão o trabalho, para criar laços afetivos com cada uma.

Embora não seja freqüente, alguns sintomas físicos poderão ocorrer durante este período. São eles: falta de apetite, sono agitado, enurese noturna, entre outros. Estas manifestações orgânicas, decorrentes da adaptação, são reações normais e precisam ser encaradas com tranqüilidade por vocês. Elas tendem a desaparecer tão logo a criança se sinta segura no ambiente escolar. Caso a criança perceba uma preocupação excessiva por parte de vocês, estas manifestações poderão permanecer por mais tempo. Por isso, evitem fazer comentários na frente da criança, sobre estas reações, pois sabemos o quanto a criança percebe o que nos afeta e pode procurar valer-se disso para ter atenção.

Procurem manter a rotina da casa e os hábitos da criança, para que ela viva uma mudança de cada vez e não associe qualquer alteração na rotina da casa à sua entrada na Escola. O mais importante neste momento é mostrar a confiança no trabalho do Colégio e das professoras no sentido de cuidar da criança e de seu bem-estar. Quanto mais rápido perceber que seus pais confiam no Colégio que escolheram para ela estudar, mais fácil será sua adaptação.
A educação começa no lar e prolonga-se na Escola, portanto precisamos estar em sintonia. Todas as dúvidas que surgirem devem ser trazidas para esclarecimento. Estaremos a disposição para atendê-los(as) sempre que necessitarem.

Sejam bem-vindos(as) à FAMÍLIA do Colégio Savioli!