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Colégio Savioli

PROPOSTA PEDAGÓGICA/EDUCACIONAL

A proposta do Colégio Savioli privilegia a polivalência humana, a formação multicultural do indivíduo e o desenvolvimento de habilidades e competências.

Nossa concepção de educação está apoiada em uma visão construtivista-sócio-interacionista, proposta pedagógica que parte do pressuposto de que o indivíduo constrói o conhecimento na sua interação com o meio e com o outro, tendo aqui a clareza de que esse outro desempenhará um papel de extrema relevância no processo de aprendizagem.

A perspectiva sócio-interacionista pressupõe um aluno inquieto, à procura de constantes respostas e um professor que instiga e assume a postura de mediador no processo de ensino-aprendizagem buscando desenvolver competências e habilidades.

Os projetos desenvolvidos possibilitam uma integração entre os conteúdos formais e aspectos do cotidiano do aluno, respeitando-se as necessidades e o planejamento, para cada curso e faixa etária.

Na sala de aula o trabalho se desenvolve apoiado em conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais de forma a garantir uma sólida formação básica e atender às necessidades intelectuais, culturais e morais do educando nos dias de hoje.

Os educadores do Colégio Savioli passam por duas vias de capacitação, uma interna e outra externa. Internamente acontece tanto individual quanto no coletivo, no individual para reflexão do seu planejamento; no coletivo para alinhamento das ações e da proposta pedagógica. A capacitação externa ocorre através dos cursos, congressos e simpósios oferecidos pelo Sistema Positivo de Ensino, parceiro do Colégio Savioli na tarefa de educar.

Consideramos educadores todos os funcionários da escola e não apenas os professores.

A família é incentivada a participar da vida escolar dos filhos em palestras, exposições culturais e comemorações.

A escola oferece também a possibilidade do aluno ficar na escola no período integral (Escola Ampliada), onde os alunos no período contrário ao da aula realizam diferentes atividades orientadas pela professora e supervisionada pela coordenação.
Biblioteca, informática, música, hora da lição de casa, jogos dirigidos, atividades plásticas e filmes são algumas das atividades que os alunos realizam sob supervisão na Escola Ampliada.
O horário é flexível e a escola, na medida do possível, adequa-se às necessidades da família.
A Escola Ampliada funciona durante o período das férias escolares — Integral Férias — (com recreação dirigida).


METODOLOGIA

O Colégio Savioli tem por finalidade acompanhar o desenvolvimento da criança, do pré-adolescente e do adolescente assegurando-lhes a formação comum indispensável para o exercício da cidadania, e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores, variando em conteúdos e métodos segundo as fases do desenvolvimento dos alunos nos cursos que mantém.

São destaques da metodologia:
I. Zelo pelo desenvolvimento do educando, valorizando os múltiplos aspectos que constituem o ser humano integral: aspectos físicos, intelectuais e emocionais;
II. Vínculo entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais;
III. Valorização da experiência extra-escolar;
IV. Igualdade de tratamento frente as diferenças sociais, religiosas, culturais, raciais, econômicas e intelectuais;
V. Fortalecimento da habilidade de pensamento, do espírito crítico e autônomo;
VI. Estímulo à iniciativa para buscar, imaginar e implementar soluções novas, bem como, capacidade para adaptar-se às transformações;
VII. Valorização do aprender a aprender, do aprender a fazer, do aprender a ser, do aprender a pensar e do aprender a conviver. Da atividade grupal de forma responsável, consciente e ativa;
VIII. Articulação escola-família e comunidade.


SISTEMA DE AVALIAÇÃO

Nosso sistema de avaliação é fundamentado numa concepção formativa, sendo contínuo, compreendendo o acompanhamento do processo de aprendizagem preponderando os aspectos qualitativos sobre os quantitativos.
A avaliação do desenvolvimento do educando é um processo contínuo, englobando as experiências curriculares desenvolvidas no âmbito da Escola e nas atividades extra-classe.

Na Educação Infantil e no 1º ano do Ensino Fundamental avalia-se — mediante observação e registro do desenvolvimento do desempenho do aluno registrados em Fichas de Avaliação Trimestral. No Ensino Fundamental as avaliações terão os resultados expressos trimestralmente em notas de zero a 10,0 (dez). O total da nota 10,0 (dez) será obtido da seguinte forma: os objetivos conceituais terão um valor de 8,0(oito) obtidos por no mínimo dois ou mais instrumentos avaliatórios elaborados pelo professor sob supervisão do Coordenador-Pedagógico do curso. Os objetivos procedimentais e atitudinais 2,0 (dois) pontos perfazendo o total de 10,0(dez). Tanto no Ensino Fundamental quanto na Educação Infantil a avaliação será feita considerando objetivos conceituais, procedimentais e atitudinais.

RECUPERAÇÃO
A escola oferece aos alunos de aproveitamento insuficiente as seguintes modalidades de recuperação:
• Recuperação imediata e contínua sempre que for constatada a dificuldade específica do educando;
• Recuperação paralela;
• Recuperação final, realizada em dezembro.


PROJETOS

Os alunos estão permanentemente às voltas com produções e projetos ligados a uma área específica do conhecimento. Mais do que uma orientação para as escolhas, os projetos propiciam autonomia, visão de planejamento, necessidade de empreender e de gerir.


PROERD

Com os alunos do 5º. ano do Ensino Fundamental I, um Projeto Educacional de prevenção contra as drogas é desenvolvido através do “PROERD - Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência”.

O PROERD é uma iniciativa da Polícia Militar de prevenção, para crianças do Ensino Fundamental I ao Ensino Médio; os pais também recebem orientações em reuniões e palestras, representando um esforço cooperativo entre as Escolas, Pais e Polícia Militar.

Hoje o projeto é desenvolvido em mais de 50 países, sob instrução de policiais do PROERD.


PROJETO VIDA

O PROJETO VIDA integrado à vida escolar, visa tornar as relações de poder e de saber mais fraternas e participativas, descobrindo instrumentos eficazes de compreensão e inversão transformadora da realidade social.
OBJETIVO: Educar para o respeito mútuo (ser), para a solidariedade e justiça (fazer); para o diálogo (aprender) e para a alteridade (viver junto).
O princípio da alegria necessita perpassar postura assumida com o PROJETO.
• Alegria no tom pedagógico da proposta;
• Alegria no tom didático, no cotidiano da sala de aula;
• Alegria na tensão prática de um contra discurso nos modelos da vida moderna violentada;
• Alegria na descoberta da nova didática que instiga, provoca, convoca.
Dentro do contexto dos temas geradores oferecemos os conteúdos necessários e os desenvolvemos aplicando técnicas diversificadas, ou seja:
DINÂMICAS EM GRUPOS / PALESTRAS / FILMES / VÍDEOS
TEXTOS / ESTUDO DE MEIO / SENSIBILIZAÇÃO FAMILIAR
Otimizando os temas geradores trabalhamos os conteúdos:
AUTO – CONCEITO / AUTO-ESTIMA / SAÚDE / VALORES HUMANOS / VALORES UNIVERSAIS
INTER-RELIGIOSIDADE / CIDADANIA / TRABALHO / CONSUMO / MEIOS DE COMUNICAÇÃO
MEIO AMBIENTE / DATAS COMEMORATIVAS / CÍVICAS / PRINCÍPIOS DA ÉTICA / DIREITOS HUMANOS / DIREITOS DE CIDADANIA / VIRTUDES HUMANAS / EDUCAÇÃO / SAÚDE / LAZER

Calendário de Eventos - ( sujeito a alterações, consulte a secretaria )